Skip to content Skip to footer

Descubra o que é Trânsito IP e como ele pode ajudar a sua empresa a crescer no digital

Imagine que você precise encontrar um caminho mais rápido para chegar até a sua casa — usar o GPS poderia ser uma boa ideia para achar a melhor rota, certo? Nesse sentido, o Trânsito IP funciona como facilitador no caminho pelo qual os dados percorrem na internet.

O que é Trânsito IP | Tráfego Global
Tráfego Global

Muitas empresas, principalmente as operadoras, precisam otimizar a capacidade de suas conexões a fim de entregar o melhor para o seu cliente. Por isso, existe o serviço de Trânsito, que permite você tomar as melhores decisões quanto a maneira como os seus dados irão trafegar pela internet.

Afinal, o que é Trânsito IP?

A princípio, o trânsito IP é o caminho pelo qual os dados percorrem na internet. Além disso, muitos o conhecem pelo nome “tráfego na web”. A internet hoje é um grande oceano de conteúdo, ou seja, existem milhares de pessoas e empresas trocando informações simultaneamente. Em outras palavras, essa troca de informação gera tráfego, e, para que o fluxo de dados percorra sua rota com o máximo de eficiência, as empresas contratam o serviço de Trânsito IP.

Por exemplo, os correios entregam milhares de cartas e encomendas todos os dias. Para que esse processo funcione, é necessário o mínimo de organização. Na internet, as coisas funcionam da mesma maneira, ou seja, existem protocolos (Ex: BGP) que fazem com que o tráfego flua de maneira mais eficiente e organizada até o destinatário final.

Como funciona o Trânsito IP?

Ao se comunicar de um ponto A até um ponto B na internet, você estará gerando tráfego. Esses dados formados por bits precisam passar, muitas vezes, por diversos caminhos antes de chegar até o seu destino final. Nesse percurso, o Trânsito IP entra para otimizar o trajeto e fazer com que as informações encontrem a melhor rota, no menor tempo possível.

Além disso, com a evolução da internet e a alta demanda por desempenho, o Trânsito IP se tornou necessário para muitas empresas que fornecem conectividade em grande escala. Atualmente, os jogos e as plataformas de streaming, por exemplo, exigem que os ISP’s forneçam uma conexão rápida e estável para seus usuários.

Portanto, para oferecer uma internet que atenda as demandas atuais do mercado, o Trânsito IP pode ser uma excelente

Qual é o impacto para as empresas e usuários?

Os usuários estão cada vez mais exigentes quanto a qualidade de sua conexão. Por exemplo, muitos jogos — League of Legends, Counter-Strike, etc. — demandam uma latência baixa para que o jogador consiga mais desempenho no game. Nesse sentido, visando atender um mercado que cresce mais de 100% ao ano só no Brasil, as empresas estão investindo em Trânsito IP para atender esse vasto público.

Além disso, outros recursos da internet também precisam de uma conexão de alta capacidade, como por exemplo, as plataformas de streaming. 

Afinal, não é de hoje que a Netflix, Prime Video, Globoplay e outras gigantes estão no mercado. Essas marcas ditam o comportamento dos usuários na internet e quem fornece conectividade ao público final precisa entender isso. 

A evolução do meio digital transformou a nossa percepção sobre o mundo, sobre os meios de consumo e também sobre a nossa relação com a tecnologia. As empresas que atuam na internet querem oferecer a melhor experiência possível aos usuários, ou seja, o impacto de falhar nesse aspecto é muito grande.4

Quais são as vantagens de se ter um serviço de Trânsito IP?

Primeiramente, é preciso entender que o Trânsito IP deixou de ser uma opção e se tornou uma necessidade para os ISPs e empresas que fornecem conectividade, seja no B2B ou no B2C.

Portanto, quais são as vantagens de se contratar esse serviço?

Mais disponibilidade

Mais disponibilidade

Você estará trocando informação através de milhares de peerings e rotas eficientes — na prática, isso irá proporcionar muito mais disponibilidade para a sua rede.

Latência

O que é Trânsito IP | Latência

Vimos que existe um público exigente na internet e uma das características fundamentais para agradá-los, é entregar uma latência baixa. Além disso, com o Trânsito IP, você irá fazer com que todos os seus usuários naveguem na internet com fluidez e eficiência.

Redução de custos

Redução de custos com Trânsito IP

O serviço de trânsito pode otimizar os custos do negócio, porém, é necessário que você se atente ao tipo de solução que irá contratar. Muitas empresas oferecem trânsito de terceiros, ou seja, você pode arranjar mais problemas ao invés de resolvê-los.

Portanto, na hora de escolher um serviço de trânsito, pergunte ao fornecedor sobre o backbone, protocolos utilizados e pontos de presença.

E o mais importante: se é ele mesmo quem oferece o serviço ou se trata apenas de uma revenda. No caso de ser uma solução de terceiros, sugerimos que você faça uma avaliação criteriosa com o intuito de minimizar as chances de um contrato longo com um serviço ruim.

Conclusão

Mais importante do que ter um serviço de trânsito, é ter uma solução que ajude na escalabilidade do seu negócio. Se o objetivo da sua empresa é crescer, você pode fazer isso investindo na força da companhia dentro do ambiente digital. A tecnologia tem sido a potencializadora da maioria dos negócios na internet. Portanto, criar novas oportunidades e gerar novas experiências aos usuários do seu serviço, pode ser o diferencial  que você precisa para alavancar o sucesso da sua empresa.

Aqui na Huge Networks, oferecemos o serviço de Trânsito IP de alta performance, com um dos mais rigorosos SLA (service level agreement) do mercado e atendimento 100% humano, 24×7. Para conhecer mais, acesse a nossa página!

Go to Top