Skip to content Skip to footer

O que é um ataque de negação de serviço (DoS)?

Ataques cibernéticos tornaram-se um medo recorrente do mercado corporativo, ainda mais levando em consideração os danos causados por esse tipo de crime. Um bastante conhecido é o DoS, ou ataque de negação de serviço. Neste artigo, vamos explorar o que é um ataque DoS, como ele funciona e quais são as suas consequências.

É notável que ao longo dos anos, os cibercriminosos fizeram a lição de casa no intuito de criar uma arma cada vez mais potente, e, definitivamente, conseguiram ter êxito. Em 2016, o mundo conheceu o Mirai, um botnet que devastou milhares de empresas no mundo todo.

Essa onda de crimes cibernéticos criou pânico em relação a segurança da internet, porém, ao mesmo tempo, fez com as empresas começassem a olhar para a cibersegurança com bons olhos.

Portanto, é importante entender como foi o ínicio dessa história e ela começa com você entendendo o que é um ataque de negação de serviço.

O que é DoS (ataque de negação de serviço)?

O DoS (Denial of Service ou Ataque de Negação de Serviço) é um tipo de ataque cibernético em que o invasor objetiva interromper o funcionamento de uma rede, entretanto, aqui o atacante utiliza apenas uma máquina para inundar o servidor alvo com tráfego malicioso.

O alto volume de requisições recebidas pela infraestrutura da vítima, faz com que a mesma fique sobrecarregada, e, portanto, comece a apresentar falhas no serviço.

Por exemplo:

Imagine que o seu servidor e consequentemente o seu web site, eventualmente fiquem indisponíveis por um período de aproximadamente 5 horas. Nesse sentido, pensando em um e-commerce, esse tempo de indisponibilidade é sinônimo de prejuízos no faturamento da empresa. Afinal, as vendas são feitas na internet, ou seja, sem ela nada acontece.

Portanto, o foco principal dos ataques do tipo DoS, é sobrecarregar um servidor até que ele não seja mais capaz de processar o tráfego legítimo, ou seja, a negação do serviço.

Como funciona o ataque de negação de serviço?

Esse tipo de cibercrime funciona da seguinte forma: o atacante envia, através de uma única máquina, um alto volume de requisições (pacotes) até a vítima. Dessa forma, o servidor ou a infraestrutura, fica sobrecarregado com a quantidade de tráfego malicioso e acaba negando serviço aos usuários legítimos. Porém, o DoS se tornou algo raro, afinal, sua extensão aplica uma metodologia que é capaz de amplificar ainda mais o ataque.

Além disso, os criminosos enxergam uma oportunidade mais lucrativa no ataque de negação de serviço distribuido, afinal, as chances de concretizarem os seus objetivos através desse método é maior.

Portanto, para o criminoso, direcionar um ataque DDoS até a infraestrutura da vítima dá a ele um número maior de possibilidades, afinal, eles são capazes de sobrecarregar a rede de suas vítimas em poucos minutos.

Representação Ataque de Negação de Serviço
Ataque de negação de serviço

Qual é a diferença entre os ataques DoS e DDoS?

Enquanto um ataque DoS parte de uma única origem, o DDoS é executado a partir de mais de uma máquina, inclusive, se replicando através de um vírus malware que infecta dispositivos vulneráveis na rede. A principal diferença entre eles está na capacidade de amplificação do ataque, por exemplo, o botnet Mirai, chegou a gerar ataques de mais de 1 Tbps. Nesse sentido, percebemos que um se sobressai ao outro quanto a força exercida sobre a infraestrutura da vítima.

Você pode estar se perguntando: – Como os criminosos conseguem realizar algo tão complexo?

O fato é que, apesar da complexidade, os crackers se aproveitam de vulnerabilidades encontradas em dispositivos e infraestruturas inteiras, como por exemplo, as de grandes empresas.

Todo cuidado é pouco, afinal, seja você um usuário ou uma grande corporação, a única certeza é a de que ninguém está isento de se tornar vítima de um ataque — a não ser que você esteja realmente preparado para isso.

Veja a diferença entre eles na imagem abaixo:

Comparação Ataque DDoS e DoS
DDoS x DoS

Portanto, apesar de terem objetivos parecidos, a maneira como cada um é executado é completamente diferente. Além disso, os ataques de negação de serviço distribuído se tornaram acessíveis a ponto de quase não vermos mais um DoS sendo executado.

O que podemos esperar no futuro?

É perceptível a evolução dos crimes na internet, entretanto, sabemos que a tecnologia é um processo mútuo de transformação. Atualmente, existem milhares de perguntas a serem respondidas em relação ao avanço tecnológico, no entanto, ao mesmo tempo, já temos muitas respostas.

Uma delas é a de como se proteger dos ciberataques.

A cibersegurança existe e é a melhor solução em termos de segurança na internet, no entanto, poucas pessoas avaliam a situação dessa forma. Esse é um tema visto como tabu por muitos, portanto, nosso papel é alertar que o futuro da internet depende intrinsecamente da nossa consciência.

A prevenção é o caminho para evitar diversos prejuízos para a sua empresa, inclusive o financeiro. Contudo, é necessário conversarmos mais sobre esse assunto e não deixarmos o futuro nas mãos erradas.

Sobre a solução contra ataques DDoS da Huge Networks

Atualmente, a Huge Networks possui soluções modernas, e com a ajuda de um sistema com IA somos capazes de detectar anomalias desconhecidas através de “base learning”, comparando o padrão de tráfego de todos os nossos clientes e todas as flags TCP/IP. Além disso, possuímos um backbone de +10 Tbps, capaz de detectar e mitigar um ataque em menos de 5 segundos, principalmente contra ataques volumétricos.

Faça um teste da proteção DDoS da Huge Networks através do formulário.

Leave a comment

Go to Top