Skip to content Skip to footer

Provedor de acesso à internet (ISP) x DDoS

O Provedor de acesso à internet, ou ISP (Internet Service Provider), é responsável por fornecer internet para milhares de pessoas no mundo todo. No entanto, para fazer isso de forma segura, é necessário que você saiba se proteger contra as ameaças presentes na web. Por este motivo, criamos esse artigo para que você proteja seu provedor de acesso à internet contra ataques DDoS.

Sobretudo, os usuários estão cada vez mais exigentes quanto a qualidade e a segurança de sua conexão. A sociedade tem aderido com muita naturalidade o “novo normal”, afinal, muitas tarefas do dia a dia se tornaram digitais, como por exemplo, pagar uma conta, fazer uma transação, alugar um filme, comprar uma roupa nova, etc. Pensando nisso, os provedores de acesso a internet que visam oferecer um serviço de qualidade aos seus clientes — precisam garantir que sua infraestrutura esteja protegida contra possíveis ataques cibernéticos.

O que é um ISP (Provedor de Internet)?

Os provedores de acesso à internet são empresas responsáveis por fornecer internet a pessoas e também ao mercado corporativo (B2B). Essas empresas também oferecem conectividade a nível local, regional ou nacional com o objetivo de facilitar a troca de informações através da internet.

Nos últimos anos, o mercado de ISP sofreu bastante mudanças, oferecendo, além de acesso à internet, serviços de e-mail, TV, filmes e até serviços de data center. No Brasil, por exemplo, existem milhares de provedores de acesso à internet espalhados pelo país. A maioria dos ISPs oferecem conexão através de fibra óptica, porém, no Brasil, ainda existem vários locais em que essa tecnologia ainda não se tornou uma realidade. Contudo, em lugares mais remotos, a conexão é feita via rádio, satélite, etc.

O rápido avanço da tecnologia fez com que essas empresas busquem constantemente pela ampliação de seus PoPs (Pontos de Presença). Além disso, essa expansão proporciona aos usuários do serviço, uma experiência ainda melhor na internet. Esses pontos de conexão facilitam a troca de informação entre os servidores, fazendo com que a comunicação seja mais rápida e estável.

O que é um ataque cibernético?

Quem já acompanha o blog da Huge Networks, muito provavelmente já sabe o quão perigosa a internet pode ser para os desavisados. O ataque cibernético é uma prática em que criminosos da internet, visam aplicar golpes, roubar dados, derrubar um site, negar acesso a um serviço, etc. Os atacantes utilizam diversas técnicas e métodos de alta complexidade.

Alguns dos ataques mais conhecidos: DoSDDoS, Ransomware, Phishing, Trojan, Injeção SQL, etc.

Os ataques cibernéticos estão se tornando cada vez mais comuns e as empresas devem estar atentas as ameaças presentes na web.

Por que os ISP’s sofrem ataques DDoS?

Existem inúmeros motivos para que um ISP seja vítima de um ataque de negação de serviço distribuído. Se você é responsável por gerir a rede de um provedor, sabe que a quantidade de tráfego que passa pela infraestrutura é naturalmente alta. Porém, ao receber um ataque DDoS, esse número pode ser — 10, 15, ou até mesmo, 20 vezes maior.

Uma rede desprotegida pode ter toda a largura de banda consumida pelo ataque, estabelecendo um cenário caótico na conectividade, desempenho e segurança da infraestrutura.

Alguns dos principais motivos pelos quais um Provedor de Internet pode sofrer um ataque DDoS:

Concorrência Desleal

O mercado de ISP’s é extremamente concorrido e esse é um dos motivos pelos quais os ataques podem acontecer. Nesse sentido, a empresa se vê ameaçada pelo crescimento do concorrente e emprega um ataque DDoS para obter vantagem competitiva no mercado. Contudo, apesar de ser uma prática desleal e criminosa, muitos ainda realizam este tipo de ação para conseguir sair na frente de seus concorrentes.

Infraestrutura Vulnerável

A segurança cibernética ainda é vista por muitos como um tabu, e, por esse motivo, os ataques estão cada vez mais comuns. Muitos ISP’s acabam tendo que fechar as portas por não serem capazes de se defender contra ataques DDoS mais complexos, como por exemplo, os que são feitos na camada de aplicação (L7 OSI).

Também é importante salientar que dependendo do método utilizado pelo atacante, a infraestrutura da vítima pode ficar saturada em poucos minutos. Portanto, imagine que o seu provedor de acesso a internet deixou uma cidade inteira sem conectividade por conta de um ataque DDoS. Agora, pense bem, qual seriam as consequência disso? Você com certeza não quer receber ligações de clientes furiosos, não é mesmo?!

Cibersegurança como segundo plano

Muitos ISP’s estão focados 100% em vender o seu serviço e faturar com isso. Porém, uma vez que a infraestrutura do provedor é atacada, acontece o efeito reverso. Todos os esforços que antes estavam direcionados a escalar o negócio, serão agora aplicados em investimentos de emergência para proteger a integridade da infraestrutura.

Além disso, os ataques DDoS podem causar inúmeros problemas, como por exemplo, a rescisão de contratos, ações no PROCON, sobrecarga no setor de atendimento, etc. Porém, vamos falar sobre isso no próximo tópico.

Quais prejuízos um ISP pode ter ao ser vítima de um ataque DDoS?

Os ISPs se tornaram um dos principais alvos de ataques DDoS, isso porque são eles os responsáveis por manter a conexão de milhares de pessoas, empresas e até órgãos governamentais com a internet. No momento em que um provedor se torna vítima de um ataque, além dele, todos usuários, também sofrem com o impacto causado pelo ataque. Os sintomas causados pelo DDoS podem estar relacionados a latência, alto volume de tráfego, inatividade total da rede, etc.

Vamos supor que um varejista local atenda muitas pessoas através de um canal digital e que seu provedor de acesso à internet está sendo atacado. Dependendo do volume de vendas do negócio, dez minutos pode ser o suficiente para um prejuízo significativo no faturamento da empresa.

Veja na imagem abaixo, quais são os principais prejuízos enfrentados pelos provedores vítimas de ataques:
Provedor de acesso a internet — Prejuízos de ataques DDoS
Principais prejuízos que um ISP pode ter ao ser vítima de um ataque DDoS

Cancelamento de contratos

Os consumidores estão cada vez mais exigentes quanto a qualidade do serviço e principalmente com a sua experiência enquanto usuário. Portanto, em casos de ataques intermitentes, os provedores de acesso a internet acabam perdendo muitos contratos por não conseguirem cumpri-los.

Queda no faturamento

Ao receber um ataque, o provedor de acesso a internet (ISP) pode ser impactado financeiramente de diversas formas. Em alguns casos, por exemplo, o atacante solicita uma quantia em dinheiro ou bitcoin para que ele interrompa o ataque. Além disso, o ISP pode ter prejuízos relacionados ao cancelamento de contratos, incapacidade de realizar novas prospecções, deficiência em equipamentos, etc.

Impacto na reputação da marca

Ao mesmo tempo em que você pode ter advogados da marca (pessoas que o defendem fielmente), você também pode ter problemas com clientes insatisfeitos. O reclame aqui, por exemplo, é consultado por muitas pessoas para se ter parâmetro sobre a qualidade de um serviço. Portanto, os ataques DDoS podem fazer com que sua marca perca a credibilidade no mercado.

Impacto na performance

Os ataques DDoS podem sobrecarregar uma infraestrutura rapidamente, pois consomem largura de banda. Dessa forma, a latência (tempo de resposta) acaba ficando extremamente alta e consequentemente o usuário sofre com o impacto causado por este problema. Para os provedores de acesso à internet, a performance é fundamental, afinal, os consumidores estão mais exigentes, principalmente quanto a velocidade e desempenho.

Instabilidade no serviço

Alguns ataques podem causar instabilidade ou até mesmo a queda total da operação. Portanto, imagine toda a sua rede de clientes telefonando ao mesmo tempo para a central de atendimento e buscando uma resposta para o problema. Alguns tipos de ataques DDoS, como por exemplo, os volumétricos e na camada de aplicação, podem ser fatais para infraestrutura.

Por que cibersegurança como prevenção?

Com o aumento significativo dos ataques cibernéticos nos últimos anos, torna-se inviável esperar acontecer para começar a agir. Além disso, ter uma proteção DDoS é crucial para que os ataques não sejam mais um problema. Se antecipar a esse tipo de ameaça, promove não só a segurança de seu provedor de acesso à internet, mas também a liberdade e tranquilidade que você precisa para focar na escalabilidade de seu negócio.

Além disso, quando a infraestrutura está preparada para suportar um ataque DDoS, evita-se toda a crise gerada pelos mesmos. Procurar uma solução quando se já está sob ataque, apesar de ser uma opção viável, pode ser tarde demais para reparar os danos já causados.

Invista em bons equipamentos

Tenha bons equipamentos, afinal, eles são extremamente importantes para garantir a qualidade do serviço que será oferecido. Os ISPs funcionam através de uma grande quantidade de software e hardware. Além disso, os melhores equipamentos podem lhe garantir o melhor serviço.

Veja alguns exemplos de equipamentos: roteadores, cabos, servidores, caixas de distribuição, rack, etc.

O roteador de borda, por exemplo, é um dos principais hardwares da infraestrutura de um provedor de acesso a internet. É por ele que todo o tráfego irá passar, ou seja, caso o mesmo esteja comprometido, você estará em sérios apuros.

Quando direcionam um ataque DDoS à infraestrutura de um ISP, o roteador de borda sofre automaticamente o primeiro impacto. Alguns, inclusive, possuem softwares intuitivos que permitem com que o usuário faça configurações a fim de amenizar a entrada desses ataques. Existem diversas marcas disponíveis no mercado, como por exemplo, as conhecidas: Mikrotik, Cisco e Juniper.

Portanto, investir em bons equipamentos é um passo importante para conseguir oferecer o melhor serviço possível para a sua rede de clientes.

Como proteger meu ISP contra ataques DDoS?

Por fim, a parte mais importante deste artigo — como proteger meu provedor contra os ataques de negação de serviço distribuído?

Essa é uma pergunta interessante, afinal, a Huge Networks faz isso diariamente de forma proativa. Porém, o intuito aqui é trazer algumas dicas práticas para que você possa realmente proteger o seu ISP contra os ataques DDoS.

Então, vamos lá!

Invista em largura de banda

Como já dissemos por aqui e em outros artigos, alguns ataques DDoS podem consumir largura de banda. Investir nesse aspecto é crucial para se ganhar tempo e evitar que ataques de baixa complexidade sejam capazes de derrubar a sua infraestrutura.

Monitoramento da Rede

Analisar os padrões de tráfego é uma excelente maneira de se entender possíveis alterações causadas por ataques DDoS. Geralmente, quando a infraestrutura recebe um ataque, acontecem picos de acesso considerados desproporcionais aos padrões da rede. Portanto, conhecer o tráfego é fundamental para que você possa agir com mais destreza em casos de ataques.

Utilização de Black Hole em casos de emergência

O black hole é uma técnica que consiste em pegar todo o tráfego — legítimo ou não — e descartá-lo.  Recomendamos que o black hole seja utilizado apenas em situações emergenciais e não de forma frequente. Além disso, lembre-se que ao utilizar essa técnica, você também estará negando acesso a pessoas reais.

Invista em uma proteção DDoS

Contar com um especialista em mitigação de ataques DDoS é o meio mais eficaz e seguro de proteger a sua infraestrutura. Ao ter uma camada de proteção extra, você consegue otimizar processos, ter mais velocidade, mais desempenho e muito mais segurança.

Se você ainda possui qualquer dúvida quanto às melhores maneiras de proteger o seu ISP, visite o site da Huge Networks e saiba mais.

Leave a comment

Go to Top