Skip to content Skip to footer

Trânsito IP: as vantagens de um link dedicado

Em um mundo cada vez mais interconectado, onde a velocidade e a confiabilidade da internet desempenham um papel crucial nas operações comerciais e financeiras, o link dedicado surge como uma solução essencial para empresas que buscam manter a competitividade e atender às crescentes demandas de seus clientes. Assim, quando você clica em um link na internet, a incerteza do tempo de resposta pode resultar em frustração, especialmente em transações comerciais vitais. Essas situações indesejadas podem ser evitadas com a adoção de um link dedicado. Em outras palavras, uma conexão direta entre a rede de uma empresa e a rede de um ISP, que oferece um serviço conhecido como Trânsito IP.

Este artigo explora as vantagens do link dedicado, oferecendo insights sobre funcionamento, para quem é mais adequado e quais fatores considerar ao decidir implementar. Aprenda como essa tecnologia pode melhorar o desempenho, reduzir a latência e garantir a confiabilidade de sua conexão à internet. Dessa forma, proporcionando uma base sólida para operações de comércio eletrônico, serviços financeiros e muito mais. Não perca a oportunidade de compreender melhor a importância de um link dedicado no mundo digital em constante evolução.

Contextualizando o link dedicado

Não parece. Mas no momento em que alguém aperta o botão de chamada de um elevador, começa uma contagem regressiva. Em qualquer cronômetro, o tempo da contagem regressiva é conhecido e também visível. Mas na contagem regressiva para a chegada de um elevador, o tempo será sempre um componente desconhecido, imprevisível, invisível e principalmente angustiante. Não é muito diferente do que acontece quando esperamos a resposta de um servidor depois de clicar num link. Se a pessoa estiver vendo uma rede social, o tempo de resposta pode estar um pouco prejudicado e mesmo assim a ansiedade não será grande. Mas se a pessoa está fazendo uma compra e o processo não evolui, ou se o recibo do pagamento não aparece, a angústia pode virar irritação, raiva, cancelamento da compra e outras consequências indesejáveis para o vendedor.

Como você pode imaginar, situações como essas são inaceitáveis para operações de comércio eletrônico, por exemplo, ou de serviços financeiros. Logo, se o atraso na resposta não é causado pela aplicação no servidor, certamente é por falta de cuidados especiais com a telecomunicação. Entre esses cuidados, o uso de um link dedicado para o serviço, ao invés de uma conexão comercial de banda larga.

Um link dedicado, ou conexão dedicada à Internet, é uma conexão direta entre a rede de uma empresa e a rede de um provedor de serviços de Internet (ISP). Este link é o meio do qual o cliente obtém um serviço chamado “trânsito IP”. Assim, esse tipo de conexão oferece diversas vantagens, como maior largura de banda, menor latência e maior confiabilidade.

Como funciona um link dedicado?

Quando uma empresa conecta sua rede a um provedor de internet por meio de um link dedicado, essa conexão ganhará um endereço IP exclusivo, e roteará todo o tráfego por meio da rede do provedor. Isso significa que o tráfego destinado à empresa não precisará passar por outras redes. Dessa forma, ajuda a melhorar o desempenho e a confiabilidade do serviço. Isso acontece porque o provedor tem acesso a todas as rotas da Internet, podendo selecionar a mais adequada para cada solicitação de tráfego de um cliente. É justamente o que a Huge Networks entrega em seu serviço de Trânsito IP de alta performance – conectividade de Internet de alto desempenho.

Links dedicados são normalmente usados por empresas de todos os tamanhos, mas são especialmente interessantes para aquelas que têm grandes necessidades de largura de banda. Esse é o caso das que operam em comércio eletrônico, os fornecedores de mídia em streaming e as empresas de jogos online, por exemplo. Os links dedicados também são usados por empresas que precisam de uma conexão confiável e segura à Internet, como instituições financeiras e prestadores de serviços de saúde.

Como decidir a contratação de um link dedicado

Mas como saber se a sua empresa precisa de um link dedicado? Bem, existem alguns fatores que precisam ser considerados para conduzir essa decisão. Os mais importantes em geral são os seguintes:

1)  Necessidade de largura de banda: se a empresa tem necessidade de bastante largura de banda, como nos casos de muito tráfego de usuários ou transmissão de vídeo;

2) Necessidade de baixa latência: quando a operação da empresa tem exigências de baixa latência, como acontece nos serviços em tempo real;

3) Exigências de confiabilidade: quando a empresa precisa de uma conexão à Internet confiável, segura, estável. Em geral, o provedor do serviço apresenta ao cliente as características em termos de SLA (service level agreement ou acordo de nível de serviço).

A  escolha do provedor de serviços vai demandar um exame cuidadoso dos recursos que ele oferece. Entretanto, não é um serviço simples. O fornecedor deve ter backbone próprio, acesso aos melhores cabos submarinos e rotas terrestres, de preferência com capacidade virtualmente ilimitada, prevenindo a possibilidade de qualquer tipo de congestionamento e proporcionando rápida mudança de rotas em poucos milissegundos, quando há necessidade. Isso se traduz sempre em velocidade no atendimento ao serviço do cliente.

Com relação ao desempenho, a medida fundamental é o número de saltos na jornada do cliente ao servidor. Em outras palavras, quanto menos saltos (entre redes) no atendimento de uma solicitação de dados, menos latência. Cada “salto” para outro local (outra rede) exige tempo de processamento. Em geral, provedores mais bem equipados proporcionam menos saltos para o atendimento a uma solicitação de dados.

Link Dedicado | Serviços

Proteção contra DDoS é fundamental

Com relação ao preço, o serviço de trânsito IP costuma ser cobrado por megabit (ou múltiplo) por segundo por mês. Quando seus clientes contratam o serviço, geralmente precisam de outros para complementá-lo. Por exemplo, a filtragem de tráfego para proteção contra DDoS (ataques distribuídos de negação de serviço). Um DDoS ocorre quando um ou muitos dispositivos digitais sobrecarregam outro com solicitações, até o ponto em que ele não consegue mais entregar dados. No caso de um ataque feito por muitos dispositivos, é chamado de “distribuído”. Quase sempre, as fontes desse tráfego malicioso nem estão cientes de que estão realizando esse tipo de ataque. De modo geral, são dispositivos com segurança fragilizada, comprometidos por trojans e vírus que permitem aos invasores assumir o controle e executar os ataques.

Para isso, é fundamental que o provedor de trânsito IP tenha uma estrutura robusta e um suporte confiável, sendo capaz de acompanhar o crescimento das necessidades do cliente.

E você, já possui um link dedicado para o seu negócio?

Além disso, não deixe de conferir os nossos outros materiais, e se mantenha sempre atualizado sobre o universo da tecnologia e cibersegurança.

Até a próxima!

Go to Top